terça-feira, 28 de julho de 2009

Preconceito ou Pensamento Pessoal ? - Por Renner Moreira

Desde que se existe qualquer tipo de vida na Terra, um fato é decorrente desde o inicio do povoamento de qualquer espécie viva, é a luta pela sobrevivência, aonde claro, o forte ou mais esperto se sobressai sobre os outros.

O ego do ser humano tem se mistificado muito através dos tempos, o modismo dos tempos foram tomando forma através de toda a existência do homem.

Para mim pessoalmente, a vitória do capitalismo (na verdade não acredito que o socialismo seja diferente na prática do capitalismo, a não ser por uma ditadura sem máscaras) trouxe uma forma do homem de se fazer “pensar” o que é ser perfeito, aceitável, enfim, o que é ser um ser aceito e amado por todos, pois no fim parece ser uma busca constante.

E é a partir desse conceito que através dos tempos que o homem tem “montado” o que seria um ser totalmente aceitável, sendo que, um ser que estivesse fora do contexto, logo se tornaria questionável antes mesmo de ser “testado” para um fim.

Essa semana entre algumas coisas que vi pela net, uma me chamou a atenção, em que o humorista Danilo Gentilli falava sobre uma “piada” muito julgada pela comunidade em geral aonde o mesmo comparava um negro a um macaco (se quiser ler o post dele comentando o fato, segue: http://danilogentili.zip.net/ (Tema: Um post Racista).

De certa forma, o ato faz refletir sobre julgamento que ao meu entender faz se ridículo, para que se fazer uma piada desse porte? Porque também ao mesmo tempo dão uma atenção a coisas do tipo? Será que não vê que isso só alimenta esse tipo de pensamento?

Apesar de eu achar totalmente inconveniente a piada do gênero, tenho que concordar com ele quando o negro vem e diz: “Tenho orgulho em ser da raça negra”, veja bem, ele próprio se julga numa raça diferente, fora o tracadilho feito com animais que o humorista fez (aliás, foi um post bem elaborado ao meu entender). Porque o “negro” para de se julgar negro e simplesmente destaque ser um ser humano e ponto final?

Outro tipo de preconceito altamente comum e desnecessário ao meu entender vem das religiões, veja bem, não vou nem questionar fatos porque isso não vem de encontro ao que estou refletindo nesse momento, mas há o preconceito de toda a parte, tanto de quem segue a religião (sim eu já estive numa reunião de jovens, os mesmos declaram abertamente o idealismo de se relacionarem somente entre si, excluindo de forma indireta quem não segue a fé da mesma forma do grupo) como a de quem não segue (o fato de a pessoa seguir uma religião a faz alienada e de ser duvidoso perante a você? Será que você não percebe que grande parte do fato da religião em si é a FÉ?), mais uma vez, algo que deveria ser uma busca pessoal, virá uma forma de “filtragem” social desnecessária, o que consente num atraso do ser humano sem precedentes.

E o atraso no campo físico então...é uma hipocrisia sem tamanho (loira burra e bombado também, mulher com homem mais velho é interesseira, homem com mulher mais velha é porque não quer “largar da mamãe” e por ai vai, chegando até ao corte de cabelo), vai ver que por isso tenho tanta simpatia pela visão hippie, grunge e indie da vida(não confunda Pixies com Artic Monkeys por favor....estaria sendo preconceituoso ou simplesmente é minha forma de pensar?rs).
Você já foi vitima de preconceito? Já foi Preconceituoso (não me venha com hipocrisia de falar nunca sem parar pra pensar)? Já parou para pensar que isso interfere DIRETAMENTE na sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário