terça-feira, 14 de julho de 2009

Jornalismo Sensacionalista ou Fofocas Cotidianas: Você acompanha tais “notícias” ? - Por Renner Moreira

Não é segredo para ninguém que a internet trouxe inúmeras transformações na rotina de grande parte da população mundial, mudou de certa forma a maneira de nos relacionarmos com muitas pessoas (vide Orkut), hoje ao invés de muitas pessoas te ligarem para saber como você esta por exemplo, parece ser muito mais fácil mandar um “scrap” vulgo recado pela pagina de relacionamentos do Google.

Enfim, outras formas de entretenimento como jogos online, compartilhamento de músicas e filmes (prejudicando o lucro na industria fonográfica, aliás, pode até ser um assunto discutido mais a frente, mas não é meu foco para esse post), assim como evidentemente acelerou a forma de se manter informado, pois uma notícia de um acontecimento (de larga escala mundial) é distribuída ao mundo momentaneamente, essa velocidade de totalizar a informação foi tão fantástica que hoje o mundo com certeza entraria num colapso caso ficasse sem essa forma de comunicação global (tanto para redes sociais quanto para negócios).

Mas tendo uma visão mais ampla, o homem às vezes funciona como um cachorro, que sai latindo atrás do individuo passando com a moto, carro ou bicicleta pela rua, mas ao conseguir chegar, não sabe o que fazer após. Pois é, algo que se vê muito na internet atualmente é um vasto lixo eletrônico a disposição da sua leitura.

Definiria como lixo eletrônico além de alguns softwares nocivos, sites de notícia sensacionalistas e principalmente NOTÍCIAS inúteis, que não acrescentam nada ao seu conhecimento.

Claro que não sejamos hipócritas, por N vezes acesso a internet pelo entretenimento, o próprio youtube revolucionou a forma das pessoas decidirem o que assistir, aonde sinceramente encontro idéias bacanas e inteligentes, mas enfim, o que me preocupa mesmo é o que alguns sites de notícias nacionais tem colocado em sua capa, e com destaque, como se fosse realmente importante a pessoa saber sobre o fato.

Capas de sites de notícias (mais acessados) de hoje 13/07/2009

Globo

Após fazer mechas californianas, Francine clareia ainda mais o cabelo.
http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1225986-9798,00-APOS+FAZER+MECHAS+CALIFORNIANAS+FRANCINE+CLAREIA+AINDA+MAIS+O+CABELO.html

UOL

"A Fazenda": Carlinhos diz que Luciele era invejosa
http://natelinha.uol.com.br/2009/07/13/not_23811.php

IG

Drew Barrymore é flagrada em cenas picantes com o namorado em bar
http://gente.ig.com.br/materias/2009/07/12/drew+barrymore+e+flagrada+em+cenas+picantes+com+o+namorado+em+bar+7253907.htmlhttp://gente.ig.com.br/materias/2009/07/12/drew+barrymore+e+flagrada+em+cenas+picantes+com+o+namorado+em+bar+7253907.html

Bom, enfim, esses tipos de notícias tornaram-se tão rotineiros que sites de humor como o kibeloco utilizam de forma irônica e inteligente o “quadro” “notícias que vão mudar o mundo”, enfim, me faz questionar porque esses sites têm exposto tanta notícia de entretenimento com tanto destaque.

E isso não fica só por conta do Brasil não, na verdade na maioria das vezes notícias desse porte vem de “astros” do cinema e situações “fantásticas” produzidas principalmente pela mídia do Reino Unido, conhecida por usar de forma desrespeitosa a privacidade de alguns astros da região como Amy Winehouse e Pete Doherty (ex vocalista do Libertines e atual Babyshambles) entre tantos outros, na real, se o cara é famoso e sai usando todo tipo de droga e sai fazendo altas asneiras, logo é uma notícia mais relevante que política global, preservação do meio ambiente, assuntos de guerra (vide Coréia do Norte) entre outros.

Óbvio que todo e qualquer negócio gira em torno de lucro, é a razão dele sobreviver, então se vemos sites considerados de grande conhecimento do público colocarem com elevada freqüência notícias desse porte como destaque de suas páginas, me faz pensar que faz isso porque tem audiência.

Ignorar o fato de que acessamos a internet por entretenimento seria hipócrita e que cada um considera entretenimento vai de cada um, o fato curioso é que por exemplo, se eu chegar na maioria das pessoas e questionar o que tem acontecido atualmente em Brasília, provavelmente vão me dizer que é algo com o Sarney, mas ainda mais provavelmente não ter idéia do que se passa necessariamente...

O que você tem lido, assistido, feito? Você por exemplo já questionou sobre as tendências de governos futuros a nível mundial? Ou sua pretensão é seguir com as idéias de “rebanho” mesmo?

Se você sabe o que acontece com o seu ator/atriz, banda/cantor favorito, mas não sabe o que acontece ao seu redor, ao mundo, logo de certa forma você ignora a sua existência como individuo e vive as margens de outros indivíduos, pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário