domingo, 19 de julho de 2009

Pena de Morte: Viável no Brasil ? - Por Renner Moreira

Esse é um assunto de discussão omitida no Brasil, principalmente pela maior parcela do povo católica, enfim sempre é um momento atual para discutir a idéia.

Eu imagino que alguns podem passar por aqui e pensar: “Nossa, isso é um absurdo, achar que implementar isso vai resolver os problemas de violência no Brasil ou em qualquer lugar é um absurdo!”

A realidade é que todos têm uma opinião sobre, algumas perguntas naturalmente são feitas em relação ao assunto:

1) Isso diminuiria a violência no país? (a pergunta mais óbvia)
2) Não iria ferir a constituição brasileira?
3) (espaço para o questionamento dos religiosos)
4) Pelo menos mais umas 10 perguntas...

Antes de questionar sobre o assunto, obviamente teria que questionar situações que você acharia conveniente tal atitude, é ai que entramos numa hipocrisia sem tamanho...

“Só Deus pode dar e tirar a vida de alguém.”

R: Você diz isso meu caro porque você não perdeu seu pai, sua mãe, seu filho, algum ente querido simplesmente pelo ato do criminoso de matar (sim, tem criminoso que mesmo com a vítima sem reagir, mata da mesma forma).

“Acho injusto a aplicação da lei de morte seja qual for o caso, somos uma civilização e não um bando de animais irracionais.”

R: Aquele bandido que estuprou uma mãe de família é um cara totalmente racional não é mesmo? (é uma vergonha esperar que os próprios prisioneiros façam a justiça conveniente).

Bom, parece mais do que óbvio que minha opinião sobre o assunto é realmente controverso a maioria da população brasileira (na verdade muitas pessoas apoiariam essa lei de acordo com o crime cometido pelo individuo, mas muitos se sentem recolhidos a debaterem e até mesmo a pensarem sobre o assunto por formas de “impedimento de pensamento” da igreja).

Na minha opinião, uma lei desse porte não se justificaria basicamente pela questão de diminuição ou não da violência no Brasil, mas sim por um contexto geral, pois imagine que seu dinheiro mantém além de gente em Brasília, mantém esses mesmos prisioneiros de laia pedófila, assassinos, estupradores e afins.

Agora, você que pensa não ser algo que venha a colaborar com o direito do outro, que só para pra pensar numa lei só para você (sim, pois muitos não refletem sobre a idéia, pois nada de tão grave aconteceu a si mesma ou pessoa próxima, eu felizmente não passei por tais situações mas ainda sim vivo em contato com fatos cotidianamente nos jornais, o que como um CIDADÃO me faz refletir sobre o ambiente em que a população vive), enfim, é um assunto polêmico mas por todas as vezes que vi discutir sobre algo, a afirmação de quem não apoiava uma eventual sanção da lei era sobre o contexto religioso e “direitos humanos”.

Esse post soa como uma forma de opinião, não estou dizendo que estou certo, mas elaborei uma opinião ao meio de um consenso de que há uma imensa diferença de quem rouba para comer e quem mata simplesmente porque se acha acima do direito de toda uma comunidade e mata simplesmente por não ter respeito algum ao direito de vida, ou vendo um individuo que viola o direito privativo da mulher, viola a sua integridade, eu acho conveniente sim a pena em alguns casos, a quem ler esse post, não imagine que quero impor uma opinião, mas simplesmente levá-lo a refletir de forma neutra sobre o assunto.

Bom, abaixo uma reflexão do jornalista de massa Datena. (obs: detalhe para a pesquisa rodando abaixo e confirmando a minha teoria no texto).

http://www.youtube.com/watch?v=SuW39HCbtj0

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário